Utilitário estréia versão bicombustível no bloco de 2 litros e fica mais barato.
Ford EcoSport 2.0 Flex
Ford EcoSport 2.0 Flex
Volkswagen ultrapassa a Fiat e recupera a liderança no mês
montagem
A crise financeira global e a conseqüente restrição de crédito ao consumidor finalmente minaram o crescimento da indústria automobilística nacional, que vinha em constante ascensão. De acordo com levantamento da Fenabrave, os emplacamentos de automóveis caíram 12,95% em outubro comparados a setembro. Em relação a outubro de 2007, a queda foi de 6,9%.
Nesse último mês, foram vendidas 181 327 unidades, contra 194 771 unidades no ano passado. O segmento que mais decaiu foi o dos sedãs pequenos – declínio de 15,92 % entre outubro e setembro –, seguido de perto pelo grupo dos hatches pequenos, que teve queda de 15,47%. Alguns dos modelos mais afetados pela crise foram Renault Sandero (-39%), Chevrolet Celta (-38%), Renault Logan (-29%), Fiat Siena (-26%) e Fiat Idea (-21%).
O destaque do mês, no entanto, ficou com a Volkswagen, que retomou a liderança do mercado perdida para a Fiat, com 24,23% de participação contra 24,13% da rival. Outros pontos para se destacar foram a passagem do Uno para o segundo lugar nas vendas, à frente do Palio, e o desempenho da dupla Corolla e Civic. Na contramão do mercado, ambos tiveram crescimento nas vendas. Com 4 703 carros comercializados, o sedã da Toyota cresceu 3% e obteve seu segundo melhor resultado no ano. Já o modelo da Honda bateu seu recorde histórico, vendendo 6 776 unidades.
Apesar da crise, o acumulado do ano até outubro de 2008 ainda é 19,85% superior ao registrado em 2007, quando a indústria automobilística representou cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.Rodamos por 70 km com a novidade da Chevrolet para o monovolume
Chevrolet Meriva 2009
Minivan estréia no Salão de Bolonha a roupagem da sexta geração do Golf
Volkswagen Golf Plus
Ministério da Justiça quer explicações sobre um possível recall no Stilo
Fiat Stilo
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, instaurou, na última sexta-feira (27), processo administrativo contra a Fiat Automóveis, “em virtude de aparente defeito no eixo da roda traseira do modelo Stilo”. Segundo nota publicada no site do ministério, a montadora terá dez dias – até a próxima segunda-feira (7) – para apresentar a defesa por não ter realizado o recall do produto.
Após o processo de investigação, a Fiat Automóveis poderá receber multa de até R$ 3 milhões, se for comprovado que introduziu no mercado veículos que trazem risco à saúde e à segurança do consumidor, sem que tenha realizado recall na data do conhecimento do defeito, como estabelece o artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Segundo o DPDC, nos autos do procedimento administrativo constam relatos sobre a ocorrência de oito acidentes envolvendo o veículo Stilo, causados pelo desprendimento da roda traseira. Entre os casos foi constatada, inclusive, a morte de uma pessoa.
De acordo com o DPDC, após o recebimento da denúncia o órgão notificou a Fiat Automóveis para que apresentasse esclarecimentos no prazo legal. Em resposta, a empresa teria ignorado os registros de acidentes divulgados pela mídia e negado a necessidade de recall dos veículos.
“É um fato grave a empresa se recusar a fazer recall. O Código de Defesa do Consumidor tutela com propriedade a saúde e a segurança do usuário, que tem proteção administrativa, civil e penal”, afirmou, em nota, a diretora substituta do DPDC, Juliana Pereira da Silva.
Fiat
Em resposta ao processo impetrado na última sexta-feira, Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da FIAT, afirmou que a montadora ainda não recebeu nenhum comunicado oficial por parte do Ministério da Justiça, tendo tomado conhecimento da ação por meio da imprensa.
Segundo ele, o número de casos envolvendo o FIAT Stilo foram 6, e não 8, como afirmou o ministério da Justiça. Em nota oficial, a empresa nega que os acidentes tenham sido causados por qualquer defeito de fabricação do eixo traseiro e diz que o que houve foi o rompimento de uma peça da roda dos veículos após as colisões. “Informamos que analisamos todos os casos a que tivemos acesso e afirmamos que os resultados destas análises técnicas não demonstraram qualquer falha de produto, sendo que a quebra do cubo de roda e demais danos do veículo ocorreram em conseqüência do impacto sofrido no acidente”.
Versão top de linha Adventure da multivan passa a contar com o dispositivo
Doblò Locker
Após a nova Palio Weekend lançar o diferencial dianteiro com bloqueio, que permite distribuir igualmente o torque do motor entre as rodas da frente, e a minivan Idea também recebê-lo na versão Adventure, já era esperado que a configuração top de linha da multivan Doblò ganhasse o equipamento. Dito e feito. Por R$ 62 350 (R$ 610 a mais que a versão anterior), a Fiat passa a comercializar o Doblò Adventure Locker na linha 2009, o qual passa a incorporar mais itens de série como o brake light, volante com regulagem de altura, pré-disposição para rádio, protetores de soleira com a logomarca Locker, bordado Adventure nos bancos dianteiros e o novo logotipo da Fiat.
Volkswagen Gol 1.6 Trend x Fiat Palio ELX 1.4
Volkswagen Gol 1.6 Trend | Fiat Palio ELX1.4 | |
Preço básico | R$ 33 465 | R$ 34 270 |
Aceleração 0-100 km/h (a) | 12s4 | 14s7 |
Velocidade máxima (a) | 192 km/h | 166 km/h |
Consumo (cidade/estrada) (a) | 8,8 km/l e 12,4 km/l | 7,1 km/l e 12,2 km/l |
Motor | Dianteiro, transversal, 1 598 cm³, 8V, 104 cv de potência a 5 250 rpm (a), 15,6 kgfm de torque a 2 500 rpm (a) | Dianteiro, transversal, 1 368 cm³, 81 cv de potência a 5 500 rpm (a), 12,4 kgfm de torque a 2 250 rpm (a) |
Taxa de compressão | 12,1:1 | 10,35:1 |
Suspensão | Independente, McPherson, com braços triangulares transversais e barra estabilizadora de 19 mm de diâmetro na dianteira e independente, com braços longitudinais na traseira | Independente, McPherson, com braços oscilantes inferiores tranversais e barra estabilizadora na dianteira e independente, com braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora na traseira |
Direção | Mecânica (opcional hidráulica) com pinhão e cremalheira | Hidráulica com pinhão e cremalheira |
Freios | A disco ventilado de 256 mm na dianteira e a tambor, com diâmetro de 200 mm, na traseira | A disco ventilado de 240 mm na dianteira e a tambor, com diâmetro de 185 mm, na traseira |
Pneus | 175/70 R14 | 185/60 R14 |
Peso (em ordem de marcha) | 944 kg | 986 kg |
Porta-malas | 285 litros | 290 litros |
Tanque de combustível | 55 litros | 48 litros |
Garantia | 1 ano para o veículo todo, 3 anos para motor e câmbio e 5 anos para perfuração de chapa | 1 ano para o veículo todo |
Pacote de peças | R$ 2 249,19 | R$ 1 674,69 |
Lei que determina obrigatoriedade do equipamento é aprovada na Câmara
Airbag
A Fiat prepara na Europa a nova geração do seu futuro modelo mundial de carro popular
Fiat Uno
O flagrante ocorreu na Polônia e virou de ponta-cabeça dezenas de sites dedicados à marca mundo afora. O carro que será a nova cartada da Fiat está bem diante dos seus olhos. A ressurreição do lendário Uno (que, por aqui, virou o espartano e polêmico Mille) está nos planos da empresa desde o final da década de 1990, mas só agora tomou corpo fora das pranchetas.
Conhecido como Projeto 326/327, ele começou a ser desenvolvido sob o nome de Topolino, apelido dado ao primeiro Fiat 500, depois virou Uno. Ele contará com a mesma plataforma do 500, mas a concepção da carroceria nada tem a ver com o “mascote” italiano. O Uno será um espaçoso carro urbano, bom para quatro pessoas, (para cinco, no limite) e não deve passar dos 3,50 m de comprimento e 1, 50 m de altura. Suas formas serão simples, levemente arredondadas, com baixo custo de produção. Até parece um city car japonês, mas com a forte personalidade italiana.
Líder de vendas há oito anos, a picape ganhou visual renovado e entrou na “era Locker”
Fiat Strada Adventure Locker
Assim como acontece nas tradicionais famílias italianas, formadas por vários irmãos, a família Adventure se completou. Após o lançamento da station wagon Palio Adventure, do multivan Doblò e do monovolume Idea, chegou a vez de a picape Strada se tornar um “Locker”. Lançada em 2001 com a cabine estendida, a linha segue na liderança de vendas até hoje no segmento de picapes derivadas de veículos de passeio. Antecipando a linha 2009, a Fiat apresentou em Atibaia, SP, a nova Strada Adventure Locker — junto com o restante da família — com a sua nova roupagem “aventureira” e também o sistema eletrônico de diferencial blocante para as rodas dianteiras, o ELD (Electronic Locker Differential), acionado por uma tecla no canto esquerdo do painel (confira os quadros da família e do Locker a seguir).
Mas as virtudes desse best seller da Fiat — a atual versão Adventure representa 60% do volume de vendas da picape — não param por aí. O visual renovado, desenvolvido sobre a mesma plataforma da Strada “convencional”, deu uma aparência ainda mais robusta ao modelo. O novo formato dos pára-choques, sendo que o dianteiro abriga dois canhões de faróis instalados nas extremidades, um de neblina e o outro de milha para longo alcance, ganhou um anteparo na cor prata, conhecido como “peito de aço”, para proteger a frente do carro contra a batida de pedras. Na verdade, trata-se de uma “pseudoproteção”, já que a peça é de plástico. O pára-choque traseiro também foi redesenhado e traz dois apoios para os pés nas extremidades, forrados com uma chapa de alumínio. Ainda na parte de trás, a tampa é nova, mas a abertura é feita pelo logotipo, como antes. E para facilitar o acesso à caçamba (caso precise transportar uma moto ou um jet sky), a tampa, que agora vem com fechadura, pode ser removida sem a necessidade de uma ferramenta, bastam as duas mãos para retirá-la.
Na disputa entre os dois veículos mais vendidos do país, o que conta mesmo são as vantagens na ponta do lápis
Gol Palio
São necessários apenas 60 segundos, em média, para que um deles seja vendido no território nacional. Com o Gol e o Palio – os dois automóveis mais vendidos do Brasil –, qualquer estatística é generosa. Mas, em se tratando de vendas, quem se destaca são as versões básicas de ambos, desprovidas de muitos itens que em outras categorias pareceriam uma heresia. Por essa razão, escalamos a versão Fire do Fiat e o novo Gol 1.0 VHT para descobrir qual deles se sobressai quando o que está em jogo é o preço.
Antes de tudo, explico a escolha das versões: o natural seria confrontar Palio Fire com antigo Gol ou, então, Palio ELX 1.0 contra Gol 1.0 VHT, porém, a Volkswagen reposicionará em breve a única versão que sobrou do "geração 4" para custar menos, enquanto a Fiat ainda não atualizou o visual do Fire. Em resumo, os dois carros do Comparativo, mesmo não sendo contemporâneos, custam praticamente o mesmo: R$ 28 400, o Palio, e R$ 28 890, o Gol.
Compacto premium da montadora francesa passa a contar com rack de teto
Novo rack de teto para Citroën C3
Conversível terá motor 2.0 turbo de 200 cv; informação vem da montadora
Volkswagen Eos
A Volkswagen confirmou que o conversível esportivo Eos será importado para o Brasil ainda neste mês, sem data definida. Também foi confirmado que o modelo a chegar aqui será o 2.0 TFSI, com propulsor turbo e injeção direta de combustível, que rende 200 cv de potência.
O Eos foi lançado no Salão de Frankfurt de 2005 e utiliza a mesma base do Golf V – 5ª geração. Ele tem capacidade para quatro ocupantes e sua principal característica é a capota rígida dividida em seções, sendo que a primeira delas pode ser levantada em até 35 mm e atuar como um teto solar.
O conversível, que será importado da fábrica de Palmela, Portugal, ainda não teve seu preço divulgado, mas deve custar algo próximo a seus concorrentes naturais por aqui: Renault Mégane Dynamic (R$ 127 990) e Peugeot 307 CC (R$ 145 600).
Tiguan e Passat CC
O Tiguan e o Passat CC serão as próximas novidades da Volkswagen a desembarcar no Brasil. A montadora havia divulgado que os lançamentos chegariam no primeiro trimestre deste ano, mas a estréia dos modelos foi adiada, assim como a do Eos.
De acordo com as novas datas divulgadas pela Volks, o utilitário esportivo chega no primeiro semestre de 2009 e o cupê em algum momento de 2009, sem data definida. Em entrevista concedida ao Carro Online, o vice-presidente de vendas e marketing da montadora, Flávio Padovan, afirmou que o atraso das datas não tem relação com a crise e que o cronograma de lançamentos será mantido. Para ele, o dólar se estabilizará e não irá interferirá nas operações da marca.
Fecho do cinto de segurança dianteiro pode apresentar defeito
Chevrolet Classic 2009
A Chevrolet está convocando para recall os proprietários de Celta, Prisma e Classic para verificação e eventual substituição do fecho do cinto de segurança dos bancos dianteiros. Os modelos convocados são o Celta e o Prisma ano 2009 e o Classic ano 2008 e 2009.
Existe a possibilidade de quebra de um componente plástico do fecho do cinto de segurança, podendo dificultar o afivelamento ou o desafivelamento do cinto e oferecer risco em situações de emergência. O reparo será oferecido gratuitamente na rede de concessionárias Chevrolet a partir desta sexta-feira (5).
Informação parte de uma fonte VW; Parati não deverá ter 5ª geração
Farol do Volkswagen Gol 5ª Geração
Atualmente, a Saveiro vende uma média de 2 500 a 3 000 unidades por mês e está em 3º lugar no segmento, atrás da líder Fiat Strada e da Chevrolet Montana, porém permanece à frente da Ford Courier, que não chega a comercializar 1 000 veículos por mês.
Essa mesma fonte ainda nos informou que o destino da Parati ainda é incerto e, provavelmente, a perua não deverá ganhar a roupagem da quinta geração, já que seu apelo de venda é o custo baixo e uma mudança visual encareceria o preço.
Quem procura um veículo na linha VW com esse tipo de carroceria, porém com um projeto mais moderno, deverá partir para a SpaceFox. Logo. A veterana Parati deve continuar existindo enquanto a procura justificar a sua permanência em linhaConcessionárias começam a "queimar" o estoque à espera da linha 2009
Atualização do modelo nos EUA
Na semana passada, a Honda deu início a uma promoção agressiva do Honda Civic, passando a vender o modelo de entrada, LXS manual, por R$ 59 990, R$ 5 470 a menos que o valor anterior (R$ 65 460). Mas por quê dar desconto em um carro que acaba de bater seu recorde de vendas no mês de outubro? O Carro Online consultou diversas concessionárias da marca na cidade de São Paulo e chegou à resposta: uma reestilização do Civic, a primeira desde seu lançamento em 2006, estreará no mercado nacional já em janeiro de 2009.
Para reforçar a hipótese, o preço da versão top de linha do sedã, EXS, também caiu consideravelmente. Consultando as revendedoras, foi possível chegar ao valor de R$ 76 500, que ainda pode ser reduzido dependendo da forma de pagamento: uma pechincha perante os R$ 85 235 pedidos na tabela. Isso mostra que a linha 2009 do três-volumes realmente mudará. Ela deve ficar igual à introduzida este ano nos Estados Unidos, com nova grade e novo pára-choque na dianteira e a inclusão de uma régua cromada na tampa do porta-malas. É esperar para ver. Enquanto isso, se você não liga para detalhes es